Exércitos do México e da Nicarágua ratificam acordo de segurança e defesa
As Secretarias (Ministérios) de Defesa Nacional (SEDENA) e da Marinha (SEMAR) do México, e o Exército da Nicarágua, ratificaram um “Memorando de Entendimento” sobre Intercâmbio de Experiências, Treinamento e Cooperação em Matéria de Segurança e Defesa.
O acordo foi assinado no âmbito de uma reunião realizada em Manágua entre os dias 4 e 9 de fevereiro, entre representantes dos estados-maiores de ambas as Forças Armadas, que foi presidida pela Nicarágua por seu chefe, General do Exército Julio César Avilés, indicou o Exército da Nicarágua em uma afirmação.
Este memorando consiste na execução de mecanismos de cooperação para ampliar forças a fim de enfrentar ameaças e fatores de risco comuns de forma coordenada, bem como para a defesa e segurança de ambos os países, conforme o acordo.
As delegações abordaram temas de interesse institucional nas áreas de recursos humanos, inteligência, operações, treinamento, logística, educação, saúde militar e doutrina militar, segurança cibernética e defesa cibernética, proteção e vigilância do espaço aéreo, entre outros.
Essas questões foram abordadas por meio de uma dinâmica de trabalho que visa gerar ações coordenadas para o período 2024-2026.
As partes também enfatizaram a importância de ampliar os níveis de intercâmbio de informações e inteligência para a formulação de estratégias contra ameaças transnacionais comuns que afetam a região e o Hemisfério Ocidental.
A delegação da Nicarágua foi presidida pelo chefe da Diretoria de Inteligência Militar e Contra-espionagem, General de Brigada Leonel José Gutiérrez López, e para o México pelo General Alberto Flores Florián, subchefe de Doutrina Militar do Estado-Maior Conjunto da Defesa Nacional, e o Vice-Almirante Daniel Escobedo, da Secretaria da Marinha.
Referência